AUTOR

Minha foto
Psicanalista; Especialização em Teoria Psicanalítica; Atualização em Psicopatologia e Psicofarmacologia (Hospital das Clínicas / FMUSP); Atualização em Puberdade e Adolescência (E.Psi.B.A. - Argentina); Atualização em Educação e Psicanálise (Universidade de São Paulo); Atualização em Psicopatologia, Psicanálise e Terapêutica da Criança (NEPE - Escola de Psicanálise). E-mail: hrivello@gmail.com Fones: (35) 3234-1532 / 9939-2045

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Nogueira de Lá e o Nogueira de cá

Publicação original: Disponível em http://www.costelasocial.blogspot.com

Altair Nogueira: Senador Aécio, prefeito Faustinho, na Câmara tricordiana fizemos assim: pedimos para a população decidir sobre o número de vereadores, assim ninguém pode reclamar que nós não consultamos eles. E votamos entre nós o nosso aumento. Grande sacada né?



O jornal "Estado de São Paulo" informa que o vereador José Luiz Fernandes Nogueira está utilizando o Facebook para consultar a população de Caxambu-MG sobre as alterações no Plano Diretor da cidade. Para o Nogueira de lá, "quando se fala em mexer no Plano Diretor, dá polêmica. Por que não jogar essa discussão na internet?".

Não muito distante de Caxambu, em terras tricoronárias, vereador Altair, o Nogueira de cá, usou o Facebook para dar mais uma amostra da sua infindável capacidade de ejacular com o falo alheio e para tentar, de novo, ludibriar os “e-leitores” com seu discurso populista. Ontem (10/01), pegando carona na decisão da Fifa de incluir Três Corações no roteiro turístico da Copa de 2014, ele apareceu na rede social aos brados: é “Uma conquista de todo o povo tricordiano”.

Mas o devaneio ufanista durou pouco. “Três Corações só está no roteiro turístico da copa por causa do Pelé ter nascido aqui", tratou logo de redimensionar o feito o primeiro “e-leitor” a comentar o post, ao que seguiram seis post´s questionando diferentes aspectos da notícia. Altair, sempre refratário às críticas, respondeu:

“Não creio que ficar reclamando aqui no face irá resolver nenhum destes problemas, que tal unirmos força em prol de projetos viáveis para nossa cidade. Vamos aproveitar esta grande oportunidade que temos com a Copa do Mundo de mudar a realidade de nosso município. O aeroporto será uma obra extremamente necessária, sabiam que vários empresário sequer visitam nossa cidade por não termos um para recebê-los e conhecerem nosso distrito industrial, artistas que se apresentam aqui descem em Varginha, autoridades civis e militares, por que depender da cidade vizinha, se temos a melhor localização para um aeroporto que nunca fecha.”

Note-se que, preocupado com os personagens do universo da atuação política, o Nogueira de cá deixa de fora da sua reflexão desenvolvimentista um usuário de transporte aéreo muito especial: a população tricordiana.

Essa mesma população não foi consultada pelos vereadores tricoronários quando eles votaram e aprovaram recentemente um aumento de remuneração para si – isto é, para aqueles que têm esperanças de se reeleger, como Altair. Perguntado sobre o tema por outro “e-leitor”, durante a mesma discussão, o Nogueira de cá respondeu: “a fixação do subsídio foi de 33,5% sobre os salários dos deputados estaduais como prevê o limite constitucional.” Resposta que nos faz pensar: eles aprovaram o maior aumento constitucionalmente possível. Em 2013, os vereadores tricordianos receberão não mais  r$4200,00 , mas r$6.700,00/mês.

Para justificar a decisão, Altair Nogueira usou outro termo faceiro: “há 12 anos não havia fixação”. Não, caro “e-leitor”, ele não quis dizer que há mais de uma década um grupo de vereadores tricordianos não votava em favor da sua própria fixação por dinheiro. Fixação é o nome técnico para remuneração. Convém lembrar que a "fixação" dos vereadores não está congelada há 12 anos, ela recebe reajustes compulsórios anuais. 

Na mesma discussão, Altair Nogueira informou que gostaria que a remuneração dos vereadores fosse por desempenho, mas que seus colegas de câmara não concordam. Não há registro de ações políticas dele nesse sentido. E o leitor mais atento terá notado que ele sequer informou que votou contra o percentual aprovado, o que não condiz com seu argumento sobre remuneração por desempenho. Das profundas do Facebook, entre a população que não foi consultada, surgiu um argumento interessante sobre o tema: o pagamento dos cargos eletivos deveria ser reajustado de acordo com o salário mínimo. Bravo, José Augusto Tavares!

No site da Câmara, apesar do aclamado programa de transparência, não há nota sobre a votação da "fixação" dos vereadores (é tanta transparência que não se vê nada).

E a Costela Social se despede cantarolando a canção de um terceiro Nogueira, o sambista João: “Vamos trabalhar sem fazer alarde, e pisar com força o chão da cidade”....

Renato Brito

TERÇA-FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário